terça-feira, 7 de maio de 2013

Você está do avesso


               Eu ri porque quem estava do avesso era você e porque estava em todo lugar. "Você está do avesso" estava naquela mensagem e passava na televisão. No jornal lia-se que não era tendência mas que sim, "você está do avesso". Era tudo que se lia. Eu prestei atenção quando você disse, assim como tentei parar de beber quando você pediu. Você parecia quebrada do mesmo jeito que eu, dava pra sentir apesar de você negar. Mas o que seria estar do avesso? Talvez todos os meus sentimentos a mostra, talvez os seus. Vai ver você conseguia enxergar por baixo da minha pele, vai ver era isso. Eu ficava parado na sua frente com ar cansado, disso eu lembro. Você falava sozinha e nunca ria e costumava olhar bastante pros meus pés, poderia saber que eu usava meias diferentes mesmo estando de calças? Era o que eu pensava.
               Você balançava e parecia ouvir uma música que ninguém mais ouvia e dizia que eu te observava muito e que poderia vir a odiar isso. Era mais do que sentir ou observar, mas o quê, eu nunca soube. Talvez eu me sinta perdido exatamente por isso: eu nunca soube o que quis e continuo no escuro esperando você brilhar. "Você está do avesso" brilhava no escuro numa luz forte de neon vermelho e o quarto era só vermelho e seu rosto também. Engraçado como a imagem de você corada voltou a minha mente, parecia pedir que eu fosse embora. Parecia dizer que se eu ficasse você cairia. "Você está do avesso" estava em todo lugar: no espetáculo, nos filmes, nas poesias que ficam fechadas nos livros. Bem, estava em todo lugar, inclusive nos seus olhos que me degustavam os nós dos dedos, os dos cabelos. Na sua boca que me observava tão de perto. Talvez por isso eu estivesse do avesso, porque você falava dentro da minha cabeça num espiral azul que girava e girava e girava e nunca parava. 
               Passaram-se por lá anos e séculos e vidas e nós estávamos sentados no topo da França e vimos esse cara que casava com uma mulher, e essa mesma mulher o trair com um músico islandês de esquina e nós sentamos no topo da França só pra descansar sob esse creme amarelo pegajoso. "Você está do avesso" e eu estou enlouquecendo; "você está do avesso" e não consegue enxergar.


(Soa melhor escutando "Si Tu Vois Ma Mère" do Sidney Joseph Bechet, mas na versão que toca em "Midnight in Paris" do Woody Allen.)

2 comentários: